segunda-feira, 27 de julho de 2009

Seberi: 4º encontro.


Seberi: 3ºEnconrto.







Seberi-2º Encontro




Seberi - 1º Encontro



Gestar II Seberi: 4º Encontro: 24/07/2009.

L. Portuguesa: Aqui em Seberi O Gestar está "bombando", como dizem os alunos, estou realizada, pois percebo que minha ansiedade ao iniciar, o medo de não ser compreendida, estão sumindo com o passar dos encontros. claro que tenho dúvidas ainda, não sei se estou agindo da forma correta, se era isto o esperado...
Iniciei o 4º encontro com as apresentações das atividades realizadas pelos alunos em sala de aula, comentários dos professores e traca de experiências.Logo após coloquei um Slide sobre o que é um "Memorial", explicando aos Cursistas que esta é uma das atidades que els deverão realizar até o final desta etapa do Gestar e se possível trazer uma cópia, atividade esta que também poderá ser realizada com os alunos, para tanto entreguei um material xerocado contendo os passos do memorial.
Socializando ainda o TP4 foi lido os textos/depoimentos de "Patativa do Assoré" e "Paulo Freire", causando um debate entre os Cursistas quando a importância da alfabetização/letramento, e para que serve a escrita. Posso dizer que o comentário se estendeu bastante.
Depois ainda socializando o TP4, trabalhamos oralmente a Atividade 12 (p.45), observando a importância do conhecimento prévio ao desevolver a leitura e a escrita em sala de aula.
Terminamos este encontro na expectativa de formar um "Memorial" de leitura com os alunos.

Gestar II Seberi: 3º Encontro - 22/07/2009.

L. Portuguesa: O pessoal está cada vez mais entusiamado com o Curso e está adorando praticar as atividades em sala de aula; e eu fiquei surpresa com os resultados que chegaram em minhas mãos (trabalhos feito por alunos) e dos comentários que andam circulando pelas escolas do município.No terceiro encontro continuamos a trabalhar com o TP3, vendo Slides sobre Gêneros e Tipos Textuais, sempre fazendo comentários relacionados à sala de aula e o dia a dia dos professores, observando pontos negativos e/ou positivos ao trabalhar com textos.Iniciamos a socialização do TP4.
Foi entregue aos professores Cursistas um material xerocados com textos/atividades para serem desenvolvidas no curso:Atividade 01: Leitura do texto "Os dois meninos...", comentário quanto ao gênero textual, tipologia, se há intertextualidade...em grupos os professores passaram a desenvolver o texto de outra forma (roubar a casa, vender a casa, tombar a casa, alugar a casa, comprar a casa...).
Atividade 02: leitura e comentário do texto "A Pesca", também em grupos , reescrever o texto em prosa: narrativa, descritiva,injuntiva, dissertativa (argumentativa/expositiva). apresentação oral das atividades realizadas ao grande grupo.
Como Tarefa de Casa: os professore devem escolher uma das atividades porpostas nos itens "Avançando na prática", do TP4 para trabalhar com os alunos em sala de aula, aquela que melhor se adequar ao nível da truma escolhida.
Esse 3º encontro foi ótimo apesar da dificuldade de encontrar um horário que seja bom para todos os participantes, pois uns trabalham durante o dia, e outros tem aula à noite na rede Estadual.

Gestar II Seberi: 2º Encontro - 15/07/2009.

Língua Portuguesa: Nosso grupo de professors é pequeno, porém todos estão entuasiasmados com o Gestar, participando sempre de todas as atividades propostas. Bem, no município de Seberi há apenas seis Escolas da rede municipal de Ensino Fundamental-Séries Finais, e, ainda ocorre que, às vezes a mesma professora atua em duas escolas, por isso o número de participantes é bastante reduzido, são 6 professoras de L.portuguesa que estão participando do Gestar.
Iniciamos o 2º encontro com a atividade proposta no 1º encontro, sendo que cada professora espôs oralmente sobre a atividade proposta em aula e que as tenha decepcionado. Os motivos foram os mais variados, mas chegou-se a conclusão de que o principal problema de todas as escolas é a falta de interesse pela leitura por parte dos alunos. Daí já surgiu a idéia, ou seja, um tema para ser desenvolvido no Projeto.
Continuando, passamos para o TP3 (socialização e trabalho com atividades propostas no TP3-Unidades 10 e 11 e 12; Foi realizado no encontro a atidade nº 6, pag.108.
Após comentários orais quanto aos Gêneros Literários/Tipos Textuais, apresentei o Slide -Atividade do "Tango/Rock; as professoreas Cursistas gostaram muito da atividade,ficaram muito empolgadas e criaram textos (com outros rítmos) muito interessantes.Inclusive pediram o material emprestado para aplicar aos seus alunos quando convier.
Para finalizar ente encontro ficou como Tarefa de Casa escolher uma das atividades "Avançando na Prática" do TP3 e aplicar aos seus alunos e trazer um relatório de como trabalhou a atividade escolhida, bem como trabalhos dos alunos.

Gestar II Seberi: 1º Encontro - 06/07/2009.

Nosso primeiro encontro do Gestar II finalmanete aconteceu, pois já estava anciosa por isso. Bem, a abertura envolveu os Professores Formadores de Português-Marta Galeti Bernardi,e de Matemática-Oneide Queiroz; e os Professores Cursistas de ambas disciplinas no mesmo momento. Foi no Auditório Guilherme Argenta da Prefeitura Municipal de Seberi e contou com a presença do Vice-prefeito Sr. Luiz João Queiroz e do Secretário da Educação Profº. Francisco Trevisan. Logo após abertura ofocial, o Vice-prefeito se retirou e nós iniciamos as atividades do encontro: Apresentação do grupo de professores cursistas; logo após a mensagem "Águia", daí foi feito um comentário sobre sentido da mensagem em relação a educação,sendo que todos colocaram suas opiniões a respeito do assunto.Após, com a apresentação de Slides explicamos o "que é o Gestar e como deve funcionar" (Slides Gestar II 2009), também foi distribuido o kit do Gestar para cada professor cursista e feito um reconhecimento do material a ser utilizado nos próximos encontros.Para encerrar o encontro, foi colocado o vídeo "Sabor e Saber", sendo que a pós também foi feito um comentário aberto sobre os depoimentos dos professores, observando fatos que ocorreram tempos atrás e que retornam a ocorrer nas salas de aula hoje em dia.
Neste encontro, como tarefa de casa, pedi aos professores Cursista para que pensassem em alguma atividade que tivessem progaramado para seus alunos e por alugum motivo se decepcionaram ao realizá-la, para que fosse comentado no próximo encontro (L.Portuguesa).

sábado, 18 de julho de 2009

Parabéns ao Formadores e Cursistas Gaúchos




Essa é a minha coruja gaúcha: tri legal não é?



Queridos,


Estou orgulhosa de ser a professora de vocês! Vocês estão fazendo o Gestar II acontecer de fato no RS e vejo isso claramente quando passeio pelos blogs. Parabéns aos formadores e aos cursistas que estão na ponta levando com dinamismo e criatividade as atividades aos alunos desta terra de professores tão dedicados, cujo calor humano aquece o mais rigoroso inverno.




PS: O "coração do RS" anda comigo aonde quer que eu vá.





Um grande abraço a todos.





Profa Aya

domingo, 12 de julho de 2009






GESTAR II - Três Coroas



Nosso grupo é composto por oito professoras, grupo pequeno, mas que realiza grandes produções. Nesta tarde, 30 de junho, as cursistas confecionaram o poema"Xote", seria uma versão para o "Tango".









XOTE






Grande Formosa



Bigode grosso No cabelo uma rosa De ouro é o dente. A saia toda jeitosa
A guaiaca no lugar do pente. Na fala poesia e prosa.

Aguardente. Cheirosa.



Francisco Dente de Ouro Mariana da Saia Rodada

Peleando nos campos, Chimarrão.
A pinga bebendo. Tricô.
Laçando. Fogão. Carneando.

Facão Agulhas


Até que um dia, Francisco e Mariana ao fandango vão. Mariana de prenda e Francisco de bombachas e facão. O choro da Gaita de Pedro, chama, brasa, Mariana, paixão.


Pedro da Gaita Chorosa Mariana da Saia Rodada

Pedro da Gaita Chorosa . Mariana da Saia Rodada
Pedro da Gaita Chorosa - Mariana da Saia Rodada
Pedro da Gaita Chorosa Mariana da Saia Rodada
Pedro da Gaita Mariana Chorosa da Saia Rodada
Mariana Pedro da Saia Rodada da Gaita Chorosa
Pedro da Gaita Chorosa ­_ Mariana da Saia Rodada
Pedro da Gaita Chorosa . Mariana da Saia Rodada



Pedro da Gaita Chorosa . Mariana da Saia Rodada.

Francisco Dente de Ouro
Bêbado
Desconfiado
Furioso

Francisco Dente de Ouro Pedro da Gaita Chorosa




Francisco Dente de Ouro . Pedro da Gaita Chorosa
Francisco Dente de Ouro - Pedro da Gaita Chorosa
Francisco Dente de Ouro Pedro da Gaita Chorosa
Francisco Pedro Dente de Ouro da Gaita Chorosa





Peleia



Facão no alto . Facão no chão.
Dente de ouro brilhando. Facão no chão faiscando. Facão no chão. Facão no alto.
Espora rasgando o garrão. Mariana chorosa grita NÃOOOO!


Espeto.

Autoras: Professoras Cursistas Adriana Petry, Carine Setti, Carmem Möller, Cassiane Barboza, Diva Santiago, Gorete Wilbert, Paula Raymundo e Rejane Boff.

Professora Formadora Gestar II Três Coroas: Agnes Muck



terça-feira, 7 de julho de 2009

Tapera inicia o GESTAR II

Iniciamos com todos os professores da rede municipal de ensino, partimos da sensibilização realizada a partir do pps A Águia, que gerou reflexões sobre a contínua necessidade de formação profissional dos professores. Após a Secretária de Educação coordenou os trabalhos com textos sobre as teorias de Paulo Freire, Vygotsky, Piaget e Wallon com o propósito de refletir junto como grupo de professores princípios que fundamentam os PCNs sob a ótica da metodologia associada a teoria.
Na sequencia dos trabalhos, apresentamos o que é o GESTAR II e como ele deverá se desenvolver e como primeira atividade trabalhamos gêneros textuais, do intuitivo ao sistematizado, com a proposta de desenvolvermos uma aula, com todas as disciplinas do ensino fundamental séries finais, com texto do Luís Fernando Veríssimo que iniciava assim "Era grande a revolta na geladeira..."
para saber mais nos acompanhem ... e Bem-vindo ao GESTAR Tapera

domingo, 5 de julho de 2009

3° encontro em São Sebastião do Caí


Nesse encontro trocamos muitas experiências, além de percebermos que cada vez mais os TPs nos auxiliarão a melhorar nossa prática diária em sala de aula! Está sendo muito bom!
Vamos lá, amigas!!!! Ahahah, uhuhu, o Gestar é nosso!!!!