segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Gestar II Seberi: 6º Encontro - 03/08/2009.







Língua Portuguesa: Antes de iniciarmos nosso encontro de hoje, tivemos antes resolver alguns problemas que surgiram como o fato de retardar o reinicio das aulas devido à gripe H1N1, como ocorre em todo o estado do RS; ficando impossível de desenvolver as tarefas com os alunos; então decidimos que continuaremos com os encontros e se der tempo (até a 2ª etapa do Gestar II) realizaremos as atividades com os alunos depois.
Iniciamos a socialização do TP5 ( Unidade 17), observando os objetivos desta unidade, lemos o texto "Os diferentes Estilos" de Paulo Mendes Campos, e após comentários foi realizada uma atividade: cada professora recebeu, através de sorteio, o nome de alguém conhecido (Personagens dos Meios de Comunicação)da TV, para escrever a mesma notícia e depois ler para o grande grupo, sendo que os demais participantes deveriam adivinhar de quem se tratava. Constatou-se que é uma forma muito prazeroza de trabalhar com os alunos sem que eles percebam que estão criando textos.
Logo após trabalhamos com a Unidade 18 (TP5), fazendo um reconhecimento do TP, quanto a Coerência textual e, para concluir foi desenvolvida outra atividade (em grupos de 2): foi apresentado um grupo de palavras desconhecidas aos professores, sendo que eles deveriam criar um texto narrativo coerente utilizando aquelas palavras no decorrer da narrativa. Ao terminarem, cada grupo leu o seu texto; foi muito engraçado pois as palavras se tornaram incoerentes ao serem usadas de forma incorreta, pois só depois é que foi procurado o significado das palavras. Como Tarefa de Casa, Os professores cursistas devem reescrever o texto usando as mesmas palavra, porém no seu contexto correto, tornando o texto coerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário