sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Gestar II Seberi: 7º Encontro - 11/08/2009.






Língua Portuguesa: iniciei este encontro com a socialização dos Planos de aula, referente ao filme "Narradores de Javé", que foi pedido no quinto encontro. As professoras cursistas apresentaram oralmente seus planos, sendo que todas planejaram esta atividade para a 8ª série, pois acharam que o filme é de difícil compreensão para os alunos menores, porém as atividades só serão colocadas em prática depois que reiniciarem as aulas, que por hora estão canceladas.
Dando continuidade ao trabalho contonuei a socializar o TP5, unidades 19 e 20: após verificar os objetivos e ser feito um breve resumo do assunto tratado neste TP, passei para as atividades do dia: primeiramente mostrei com uso do data show, as gravuras -de homens trabalhando- e cada professora passou a escrever uma frase dando continuidade ao texto,num papel pardo, sendo observada a coerência textual. Após esta atividade, mostrei um "baralho de gravuras", sendo usado também na criação de textos: cada parofessora tirava um baralho e continuava a história, sempre observando a coerência textual; esta atividade foi realizada apenas oralmente. Também mostrei às professoras o "baralho de pronomes e de advérbio", sugerindo que fosse usado em sala de aula.
Para concluir a unidade 20 do TP5, desenvolvi com as professoras a atividade "Uma história sem pé e sem cabeça", a qual apresentaram muita dificuldade para concluí-la, mas gostaram muito dessas ativiades.Aproveitando o tempo também fizemos o reconhecimento do AAA5 - versão do professor- comentando possíveis atividades para serem trabalhadas com os alunos. Todas acham esse material excelente.
E, para tarefa de casa, os professores devem escolher uma das atividades das seções do "Avançando na Prática", do TP5 - unidade 19 e 20, para desenvolver com os alunos, após o reinício das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário