quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mensagem aos professores

Aos meus queridos formadores, colegas nessa tão nobre profissão: PROFESSOR!


Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é encontrar pelo corredor com cada aluno, olhar para ele sorrindo, e se possível, chamando-o pelo nome para que ele se sinta especial...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é envolver-se com seus alunos nos mínimos detalhes, vislumbrando quem está mais alegre ou mais triste, quem cortou os cabelos, quem passou a usar óculos, quem está preocupado ou tranquilo demais, dando-lhe a atenção necessária...

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é equilibrar-se entre três turnos de trabalho e tentar manter o humor e a competência para que o último turno não fique prejudicado...

Ser professor é ser um "administrador da curiosidade"de seus alunos, é ser parceiro, é ser um igual na horade ser igual, e ser um líder na hora de ser líder, é saber achar graça das menores coisas e entender que ensinar e aprender são movimentos de uma mesma canção: a canção da vida...

Ser professor é acompanhar as lutas do seu tempo pelo salário mais digno, por melhores condições de trabalho, por melhores ambientes fisicos, sem misturar e confundir jamais essas lutas com o respeito e com o fazer junto ao aluno.

Perder a excelência e o orgulho, jamais!

Ser professor é saber estar disponível aos colegas e ter um espírito de cooperação e de equipe na troca enriquecedora de saberes e sentimentos, sem perder a própria identidade.

Ser professor é ser um escolhido que vai fazer"levedar a massa" para que esta cresça e se avolume em direção a um mundo mais fraterno e mais justo.

Ser professor é ser companheiro do aluno, "comer do mesmo pão", onde o que vale é saciar a fome de ambos, numa dimensão de partilha...

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

Com carinho Aya

domingo, 11 de outubro de 2009

Texto: personagens das histórias infantis
Integrantes: Agnes, Daniela, Elisiane, Mônica, Scheila, Senira e Silvia.




O Cortiço de Dona Armênia

Armênia de Neve era uma senhora bem vivida com seus sete maridos. Certo dia, cansada de seus baixinhos, saiu de casa e resolveu morar sozinha. Mas, como estava acostumada com a casa cheia, decidiu abrir uma pensão.
Não demorou muito para que o primeiro hóspede aparecesse, arrastando suas botas pela calçada. Logo, Dona Armênia percebeu que ele era muito esperto, então o convidou para administrar a pensão, pois era um ótimo negociante.
O administrador teve várias ideias para chamar a clientela, contratando a Dona Cigarra para fazer a animação do local nas horas das refeições, que eram maravilhosamente feitas pelo casal João Doce e Bolacha Maria.
Além disso, havia também uma moça que limpava a pensão todos os dias, não deixando nada fora do lugar. A garota era acostumada a trabalhar pesado, pois era maltratada pela madrasta que a tratava com escrava.
Como os boatos se espalhavam pela cidade de que o Cortiço de Dona Armênia de Neve era o melhor, mais pessoas foram se instalando por lá, inclusive um rapaz que havia dado um golpe num senhor, trazendo consigo uma estranha ave que botava ovos de ouro.
Chegaram também um menino franzino que tinha o péssimo hábito de inventar histórias, uma garota de vestido vermelho que trouxera sua avó consigo, três gordinhos que perguntavam a todo o momento se a casa era segura, uma moça que passava o tempo todo sonolenta e um pato perdido procurando a sua família.
Com a casa cheia, Armênia de Neve resolveu oferecer uma ceia aos hóspedes, uma especialidade da família à base de maçãs. Todos se deliciaram comendo além da conta o que resultou numa intoxicação alimentar.
A dona da pensão, apavorada com a situação, chamou o médico de plantão, o qual veio prontamente socorrê-la, pois nessa oportunidade viu a chance de conhecer a mulher de cuja beleza já ouvira falar.
Chegando lá, percebeu que Armênia de Neve também estava desmaiada, então a beijou calorosamente e, num passe de mágica, todos acordaram do súbito.
Para comemorar o bem estar da nação, a Cigarra começou a tocar uma bela canção: Nana nenê, que a cuca vem pegar ...
(Agnes Muck)
Texto Argumentativo/ Narrativo
Provérbio: Mais vale um pássaro na mão do que dois voando
Integrantes: Agnes, Daniela, Elisiane, Mônica, Scheila, Senira e Silvia.

Evinha e seus amores

Evinha era uma garota muito rebelde, desde a sua infância, nunca gostava de seguir regras, muito menos concordar com a opinião dos outros.
Na sua adolescência, ela apavorava a todos devido a seu comportamento, pois a cada dia da semana saía com um rapaz diferente, mas nunca queria saber o que os outros achavam disso.
Com o tempo, Evinha percebeu que estava muito envolvida com dois desses rapazes que costumava sair, Caim e Abel , um era o oposto do outro e, por isso, ambos a completavam.
Como Evinha não conseguia tomar uma decisão e nem mesmo disfarçar seus sentimentos, os dois descobriram a trama e exigiram que ela fizesse uma escolha, mas como Evinha não era ligada a valores, ela quis manter o triângulo amoroso.
Os rapazes revoltados com a situação resolveram deixá-la sozinha e foram à procura de um novo amor, um alguém que pudesse valorizá-los realmente.
Evinha, percebendo o mal que fizera aos dois e a si mesma, concluiu que MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO DO QUE DOIS VOANDO!
(Agnes Muck)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Novo endereço de blog...

Pessoal,

Precisei mudar meu blog porque estava tendo uns problemas com o que tinha.

Envio o novo endereço para que vocês:

http://gestartaquararslinguagem.blogspot.com/

Aproveito para repetir o quanto foi bom vê-los (masculino em homenagem ao nosso colega)!


Grazi - Taquara

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Produzindo!!!

Este é um dos exemplos que os textos e a realidade jamais estarão separados:

ATA DE IMPUGNAÇÃO

No primeiro dia do mês de outubro de dois mil e nove, reuniram-se na casa de um ser gigante os candidatos a prefeito da cidade de Encantado, localizada no País das Maravalhas, e os seus principais cabos eleitorais. Na reunião foram tratados assuntos graves gravíssimos, principalmente sobre a impugnação dos candidatos da eleição: Cinderela, Bela Adormecida, Capitão Gancho, Vovozinha, Pinto Pelado e Rapunzel. Peter Pan e o Dick Vigarista alegaram que a Rapunzel era muito lenta e iria acabar ocupando todo o seu tempo com chapinha, hidratação e alisamento. Dick ainda argumentou que nem o príncipe sobe mais... em seus cabelos. Já a Cinderela foi ridicularizada pelo Bafo de Onça porque ela vivia perdendo o sapatinho de cristal, imagina só com as finanças da cidade! Mas ele também não podia concorrer, porque, se abrisse a boca não ia ter concorrente nem eleitores. O Capitão Gancho quando ouviu um barulhinho característico – tique-taque, tique-taque – deu no pé e nunca mais se soube notícias dele. Quem não entendeu nada foi o Pateta, que estava ainda tentando compreender as piruetas que o Jaspion tinha feito há mais de uma hora quando chegou para a reunião. O Pinto Pelado se sentia completamente excluído, porque ninguém falava dele, nem com ele, nem para ele. E nem adiantava perguntar por quê. O Analista de Bagé se referiu à Bela Adormecida de um jeito bem peculiar: “Como querem colocar, esta chinoca no poder, se nada ela sabe fazer, a não ser sestiar nos pelegos? De reputação duvidosa, nem sabe que dia é hoje”. Foi imediatamente retirada da listagem. Menos uma, pensaram todos, até que Lady Kate apareceu e logo gritou: “Epaaaaa! Faz isso não, a Belinha é minha pima, ela fica! Que que é que tão me olhando? To pagaaaaaano!”. Não funcionou: foi sumariamente excluída! Já a Vovozinha, fugindo do Lobo Mau, conseguiu se eleger. A confusão foi tão grande que todos foram presos pelo Soldadinho de Chumbo, e o Mootley só ria. Sendo o que havia para o momento, não pude subscrever a presente ata, porque a Fada Madrinha está chegando para acabar com a reunião... PLIMMMMM.
Texto produzido no dia 1º de outubro de 2009, em Porto Alegre,
pelos cursistas do GESTAR II:
Joseane - São Sebastião do Caí
Vera - Vacaria
Anali - Vera Cruz
Daniela - Sertão Santana
Paôla e Solange - Vacaria
Roberto - São Vicente do Sul
Potira - Tupanciretã

GESTAR II ETAPA - PORTO ALEGRE





PROFESSORES EM ATIVIDADE!


Formadores realizando tarefa do TP1, Unidade 04 sobre Intertextualidade. Os trabalhos serão apresentados por todos os grupos com o acompanhamento da professora Aya Ribeiro.


TAREFA: Criar uma história infantil, fazendo alusão a outras histórias.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009


Formação em Porto Alegre...


Que bom que estamos todas juntas novamente! É muito bom poder reencontrar todas vocês (TODAS - porque homem no nosso grupo é minoria)...
Que possamos aproveitar cada atividade, cada material, cada troca de experiências para levar para nossas cidades e aplicar nas oficinas...
Com certeza, obteremos o sucesso esperado!!! Beijinho
Grazi - Taquara

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Que paisagem!!!!


Boas Vindas

Que bom que estamos de volta! Isso é trilegal!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Gestar II Seberi: 9º Encontro - 31/08/2009.


L. Portuguesa: Bem, agora já voltamos às aulas e as coisas estão voltando ao normal. Neste encontro levei às Professoras Cursistas os textos trabalhados na palestra "ri melhor quem ri na escola"; após a leitura dos textos foi comentado de que forma poderiam ser trabalhados nas escolas, adaptando-os conforme a série a qual seriam aplicados. Foi muito divertido, as professoras gostaram muito de material que receberam e continuam realizando trabalhos com os alunos. Logo após cada professora mostrou aos demais os trabalhos que haviam trazido de suas escolas, isso gerou muitos comentários a respeito e novas idéias foram surgindo para serem colocadas em pratica. As professoras cursistas fizeram uma pequena avaliação do Curso Gestar II e da importância de sua continuação. Foi combinado que haverá mais um encontro antes da 2ª Etapa para iniciar a elaboração do projeto, que terá como tema a "leitura familiar", pois não é só no ambiente escolar que deve haver a leitura, portanto neste projeto serão envolvidos alunos da Pré-escola até a 8ª série.

domingo, 6 de setembro de 2009

Filmografia


Colegas formadoras,

É válido acrescentar em sua filmografia as seguintes obras:

- O Leitor (pode trabalhar integrado com História, pois trata de julgamento de mulheres que participaram dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial);

- Coração de Tinta: o livro mágico (não tecerei comentários sobre este: usem e verão sua riqueza, podendo ser trabalhado desde as Séries Iniciais).

Grande abraço, e até dia 28.

Potira

- Aprendendo a Aprender - Gestar II Tupanciretã/RS -

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Gestar II Seberi: 8º Encontro - 13/08/2009.


Lingua Portuguesa: Continuamos sem retornar às aulas, por isso há uma certa dificuldade em dar andamento aos trabalhos, porém vamos continuar com os encontros e depois realizaremos um extra para socializarmos tudo o que pudermos fazer com os alunos ants da segunda etapa do Gestar II. Neste encontro usei os Slides "Letramento" e "Letramento e Alfabetização"; foi feito a leitura dos slides e comentários/debate sobre o assunto tratado, fazendo um paralelo com experiências já vivenciadas nas escolas. Após entreguei para as professoras um texto sobre "palíndromos", foi lido o texto, comentado em como seria interessante trabalhar com o alunos este tipo de atividade.

As professoras tiraram dúvidas quanto ao "memorial" que estão fazendo, bem como do material que deve ser entregue até o final dessa etapa do curso.

Após entramos em discussão, no bom sentido, sobre o tema a ser desenvolvido no projeto, e, diante da preocupação de todos em relação a leitura, provavelmente o tema se baseie neste assunto. todos ficaram de realizar um levantamento nas escolas em que atuam para depois concretizarmos nossas idéias. E, para concluir foi marcado um novo encontro para depois que recomeçar as aulas.

Gestar II Seberi: 7º Encontro - 11/08/2009.






Língua Portuguesa: iniciei este encontro com a socialização dos Planos de aula, referente ao filme "Narradores de Javé", que foi pedido no quinto encontro. As professoras cursistas apresentaram oralmente seus planos, sendo que todas planejaram esta atividade para a 8ª série, pois acharam que o filme é de difícil compreensão para os alunos menores, porém as atividades só serão colocadas em prática depois que reiniciarem as aulas, que por hora estão canceladas.
Dando continuidade ao trabalho contonuei a socializar o TP5, unidades 19 e 20: após verificar os objetivos e ser feito um breve resumo do assunto tratado neste TP, passei para as atividades do dia: primeiramente mostrei com uso do data show, as gravuras -de homens trabalhando- e cada professora passou a escrever uma frase dando continuidade ao texto,num papel pardo, sendo observada a coerência textual. Após esta atividade, mostrei um "baralho de gravuras", sendo usado também na criação de textos: cada parofessora tirava um baralho e continuava a história, sempre observando a coerência textual; esta atividade foi realizada apenas oralmente. Também mostrei às professoras o "baralho de pronomes e de advérbio", sugerindo que fosse usado em sala de aula.
Para concluir a unidade 20 do TP5, desenvolvi com as professoras a atividade "Uma história sem pé e sem cabeça", a qual apresentaram muita dificuldade para concluí-la, mas gostaram muito dessas ativiades.Aproveitando o tempo também fizemos o reconhecimento do AAA5 - versão do professor- comentando possíveis atividades para serem trabalhadas com os alunos. Todas acham esse material excelente.
E, para tarefa de casa, os professores devem escolher uma das atividades das seções do "Avançando na Prática", do TP5 - unidade 19 e 20, para desenvolver com os alunos, após o reinício das aulas.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Gestar II Seberi: 6º Encontro - 03/08/2009.







Língua Portuguesa: Antes de iniciarmos nosso encontro de hoje, tivemos antes resolver alguns problemas que surgiram como o fato de retardar o reinicio das aulas devido à gripe H1N1, como ocorre em todo o estado do RS; ficando impossível de desenvolver as tarefas com os alunos; então decidimos que continuaremos com os encontros e se der tempo (até a 2ª etapa do Gestar II) realizaremos as atividades com os alunos depois.
Iniciamos a socialização do TP5 ( Unidade 17), observando os objetivos desta unidade, lemos o texto "Os diferentes Estilos" de Paulo Mendes Campos, e após comentários foi realizada uma atividade: cada professora recebeu, através de sorteio, o nome de alguém conhecido (Personagens dos Meios de Comunicação)da TV, para escrever a mesma notícia e depois ler para o grande grupo, sendo que os demais participantes deveriam adivinhar de quem se tratava. Constatou-se que é uma forma muito prazeroza de trabalhar com os alunos sem que eles percebam que estão criando textos.
Logo após trabalhamos com a Unidade 18 (TP5), fazendo um reconhecimento do TP, quanto a Coerência textual e, para concluir foi desenvolvida outra atividade (em grupos de 2): foi apresentado um grupo de palavras desconhecidas aos professores, sendo que eles deveriam criar um texto narrativo coerente utilizando aquelas palavras no decorrer da narrativa. Ao terminarem, cada grupo leu o seu texto; foi muito engraçado pois as palavras se tornaram incoerentes ao serem usadas de forma incorreta, pois só depois é que foi procurado o significado das palavras. Como Tarefa de Casa, Os professores cursistas devem reescrever o texto usando as mesmas palavra, porém no seu contexto correto, tornando o texto coerente.

Gestar II Seberi: 5º Encontro - 30/07/2009.

Língua Portuguesa: Iniciamos este encontro comentários sobre as atividades que deveriam ter sido realizadas com os alunos em sala de aula, porém os professores cursistas colocaram que não foi possível realizá-las devido ao pouco tempo disponível antes do recesso escolar, ficando combinado que seriam realizados assim que iniciar as aulas. Os professores também comentaram sobre o "memorial" que estão fazendo: alguns encontram dificuldades para lembrar da sua trajetória de leitura; outros acham que é uma atividade excelente para resgatar suas lembranças e pretendem desenvolver esta atividade com seus alunos.
Dando continuidade a este encontro passamos a projeção do filme "Narradores de Javé" em DVD; Após foi distribuídos aos professores cursistas o roteiro para análise do filme, além de comentar quanto a linguagem dos personagens no filme, e da importância da leitura e da escrita.
Tarefa para o próximo encontro: Montar um plano de aula e/ou um mini-projeto à nível de 8ª série para ser desenvolvido em sala de aula, claro que antes os alunos devem assistir ao filme, sendo que o encerramento deve ser com uma produção textual a critério do professor. Cada professor cursista deverá trazer uma cópia deste plano de aula no próximo encontro.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Seberi: 4º encontro.


Seberi: 3ºEnconrto.







Seberi-2º Encontro




Seberi - 1º Encontro



Gestar II Seberi: 4º Encontro: 24/07/2009.

L. Portuguesa: Aqui em Seberi O Gestar está "bombando", como dizem os alunos, estou realizada, pois percebo que minha ansiedade ao iniciar, o medo de não ser compreendida, estão sumindo com o passar dos encontros. claro que tenho dúvidas ainda, não sei se estou agindo da forma correta, se era isto o esperado...
Iniciei o 4º encontro com as apresentações das atividades realizadas pelos alunos em sala de aula, comentários dos professores e traca de experiências.Logo após coloquei um Slide sobre o que é um "Memorial", explicando aos Cursistas que esta é uma das atidades que els deverão realizar até o final desta etapa do Gestar e se possível trazer uma cópia, atividade esta que também poderá ser realizada com os alunos, para tanto entreguei um material xerocado contendo os passos do memorial.
Socializando ainda o TP4 foi lido os textos/depoimentos de "Patativa do Assoré" e "Paulo Freire", causando um debate entre os Cursistas quando a importância da alfabetização/letramento, e para que serve a escrita. Posso dizer que o comentário se estendeu bastante.
Depois ainda socializando o TP4, trabalhamos oralmente a Atividade 12 (p.45), observando a importância do conhecimento prévio ao desevolver a leitura e a escrita em sala de aula.
Terminamos este encontro na expectativa de formar um "Memorial" de leitura com os alunos.

Gestar II Seberi: 3º Encontro - 22/07/2009.

L. Portuguesa: O pessoal está cada vez mais entusiamado com o Curso e está adorando praticar as atividades em sala de aula; e eu fiquei surpresa com os resultados que chegaram em minhas mãos (trabalhos feito por alunos) e dos comentários que andam circulando pelas escolas do município.No terceiro encontro continuamos a trabalhar com o TP3, vendo Slides sobre Gêneros e Tipos Textuais, sempre fazendo comentários relacionados à sala de aula e o dia a dia dos professores, observando pontos negativos e/ou positivos ao trabalhar com textos.Iniciamos a socialização do TP4.
Foi entregue aos professores Cursistas um material xerocados com textos/atividades para serem desenvolvidas no curso:Atividade 01: Leitura do texto "Os dois meninos...", comentário quanto ao gênero textual, tipologia, se há intertextualidade...em grupos os professores passaram a desenvolver o texto de outra forma (roubar a casa, vender a casa, tombar a casa, alugar a casa, comprar a casa...).
Atividade 02: leitura e comentário do texto "A Pesca", também em grupos , reescrever o texto em prosa: narrativa, descritiva,injuntiva, dissertativa (argumentativa/expositiva). apresentação oral das atividades realizadas ao grande grupo.
Como Tarefa de Casa: os professore devem escolher uma das atividades porpostas nos itens "Avançando na prática", do TP4 para trabalhar com os alunos em sala de aula, aquela que melhor se adequar ao nível da truma escolhida.
Esse 3º encontro foi ótimo apesar da dificuldade de encontrar um horário que seja bom para todos os participantes, pois uns trabalham durante o dia, e outros tem aula à noite na rede Estadual.

Gestar II Seberi: 2º Encontro - 15/07/2009.

Língua Portuguesa: Nosso grupo de professors é pequeno, porém todos estão entuasiasmados com o Gestar, participando sempre de todas as atividades propostas. Bem, no município de Seberi há apenas seis Escolas da rede municipal de Ensino Fundamental-Séries Finais, e, ainda ocorre que, às vezes a mesma professora atua em duas escolas, por isso o número de participantes é bastante reduzido, são 6 professoras de L.portuguesa que estão participando do Gestar.
Iniciamos o 2º encontro com a atividade proposta no 1º encontro, sendo que cada professora espôs oralmente sobre a atividade proposta em aula e que as tenha decepcionado. Os motivos foram os mais variados, mas chegou-se a conclusão de que o principal problema de todas as escolas é a falta de interesse pela leitura por parte dos alunos. Daí já surgiu a idéia, ou seja, um tema para ser desenvolvido no Projeto.
Continuando, passamos para o TP3 (socialização e trabalho com atividades propostas no TP3-Unidades 10 e 11 e 12; Foi realizado no encontro a atidade nº 6, pag.108.
Após comentários orais quanto aos Gêneros Literários/Tipos Textuais, apresentei o Slide -Atividade do "Tango/Rock; as professoreas Cursistas gostaram muito da atividade,ficaram muito empolgadas e criaram textos (com outros rítmos) muito interessantes.Inclusive pediram o material emprestado para aplicar aos seus alunos quando convier.
Para finalizar ente encontro ficou como Tarefa de Casa escolher uma das atividades "Avançando na Prática" do TP3 e aplicar aos seus alunos e trazer um relatório de como trabalhou a atividade escolhida, bem como trabalhos dos alunos.

Gestar II Seberi: 1º Encontro - 06/07/2009.

Nosso primeiro encontro do Gestar II finalmanete aconteceu, pois já estava anciosa por isso. Bem, a abertura envolveu os Professores Formadores de Português-Marta Galeti Bernardi,e de Matemática-Oneide Queiroz; e os Professores Cursistas de ambas disciplinas no mesmo momento. Foi no Auditório Guilherme Argenta da Prefeitura Municipal de Seberi e contou com a presença do Vice-prefeito Sr. Luiz João Queiroz e do Secretário da Educação Profº. Francisco Trevisan. Logo após abertura ofocial, o Vice-prefeito se retirou e nós iniciamos as atividades do encontro: Apresentação do grupo de professores cursistas; logo após a mensagem "Águia", daí foi feito um comentário sobre sentido da mensagem em relação a educação,sendo que todos colocaram suas opiniões a respeito do assunto.Após, com a apresentação de Slides explicamos o "que é o Gestar e como deve funcionar" (Slides Gestar II 2009), também foi distribuido o kit do Gestar para cada professor cursista e feito um reconhecimento do material a ser utilizado nos próximos encontros.Para encerrar o encontro, foi colocado o vídeo "Sabor e Saber", sendo que a pós também foi feito um comentário aberto sobre os depoimentos dos professores, observando fatos que ocorreram tempos atrás e que retornam a ocorrer nas salas de aula hoje em dia.
Neste encontro, como tarefa de casa, pedi aos professores Cursista para que pensassem em alguma atividade que tivessem progaramado para seus alunos e por alugum motivo se decepcionaram ao realizá-la, para que fosse comentado no próximo encontro (L.Portuguesa).

sábado, 18 de julho de 2009

Parabéns ao Formadores e Cursistas Gaúchos




Essa é a minha coruja gaúcha: tri legal não é?



Queridos,


Estou orgulhosa de ser a professora de vocês! Vocês estão fazendo o Gestar II acontecer de fato no RS e vejo isso claramente quando passeio pelos blogs. Parabéns aos formadores e aos cursistas que estão na ponta levando com dinamismo e criatividade as atividades aos alunos desta terra de professores tão dedicados, cujo calor humano aquece o mais rigoroso inverno.




PS: O "coração do RS" anda comigo aonde quer que eu vá.





Um grande abraço a todos.





Profa Aya

domingo, 12 de julho de 2009






GESTAR II - Três Coroas



Nosso grupo é composto por oito professoras, grupo pequeno, mas que realiza grandes produções. Nesta tarde, 30 de junho, as cursistas confecionaram o poema"Xote", seria uma versão para o "Tango".









XOTE






Grande Formosa



Bigode grosso No cabelo uma rosa De ouro é o dente. A saia toda jeitosa
A guaiaca no lugar do pente. Na fala poesia e prosa.

Aguardente. Cheirosa.



Francisco Dente de Ouro Mariana da Saia Rodada

Peleando nos campos, Chimarrão.
A pinga bebendo. Tricô.
Laçando. Fogão. Carneando.

Facão Agulhas


Até que um dia, Francisco e Mariana ao fandango vão. Mariana de prenda e Francisco de bombachas e facão. O choro da Gaita de Pedro, chama, brasa, Mariana, paixão.


Pedro da Gaita Chorosa Mariana da Saia Rodada

Pedro da Gaita Chorosa . Mariana da Saia Rodada
Pedro da Gaita Chorosa - Mariana da Saia Rodada
Pedro da Gaita Chorosa Mariana da Saia Rodada
Pedro da Gaita Mariana Chorosa da Saia Rodada
Mariana Pedro da Saia Rodada da Gaita Chorosa
Pedro da Gaita Chorosa ­_ Mariana da Saia Rodada
Pedro da Gaita Chorosa . Mariana da Saia Rodada



Pedro da Gaita Chorosa . Mariana da Saia Rodada.

Francisco Dente de Ouro
Bêbado
Desconfiado
Furioso

Francisco Dente de Ouro Pedro da Gaita Chorosa




Francisco Dente de Ouro . Pedro da Gaita Chorosa
Francisco Dente de Ouro - Pedro da Gaita Chorosa
Francisco Dente de Ouro Pedro da Gaita Chorosa
Francisco Pedro Dente de Ouro da Gaita Chorosa





Peleia



Facão no alto . Facão no chão.
Dente de ouro brilhando. Facão no chão faiscando. Facão no chão. Facão no alto.
Espora rasgando o garrão. Mariana chorosa grita NÃOOOO!


Espeto.

Autoras: Professoras Cursistas Adriana Petry, Carine Setti, Carmem Möller, Cassiane Barboza, Diva Santiago, Gorete Wilbert, Paula Raymundo e Rejane Boff.

Professora Formadora Gestar II Três Coroas: Agnes Muck



terça-feira, 7 de julho de 2009

Tapera inicia o GESTAR II

Iniciamos com todos os professores da rede municipal de ensino, partimos da sensibilização realizada a partir do pps A Águia, que gerou reflexões sobre a contínua necessidade de formação profissional dos professores. Após a Secretária de Educação coordenou os trabalhos com textos sobre as teorias de Paulo Freire, Vygotsky, Piaget e Wallon com o propósito de refletir junto como grupo de professores princípios que fundamentam os PCNs sob a ótica da metodologia associada a teoria.
Na sequencia dos trabalhos, apresentamos o que é o GESTAR II e como ele deverá se desenvolver e como primeira atividade trabalhamos gêneros textuais, do intuitivo ao sistematizado, com a proposta de desenvolvermos uma aula, com todas as disciplinas do ensino fundamental séries finais, com texto do Luís Fernando Veríssimo que iniciava assim "Era grande a revolta na geladeira..."
para saber mais nos acompanhem ... e Bem-vindo ao GESTAR Tapera

domingo, 5 de julho de 2009

3° encontro em São Sebastião do Caí


Nesse encontro trocamos muitas experiências, além de percebermos que cada vez mais os TPs nos auxiliarão a melhorar nossa prática diária em sala de aula! Está sendo muito bom!
Vamos lá, amigas!!!! Ahahah, uhuhu, o Gestar é nosso!!!!

domingo, 21 de junho de 2009

UM BELO EXEMPLO DE GÊNERO TEXTUAL - GESTAR II NO JORNAL DIMENSÃO

O Gestar II em Tramandaí é formado pelos professores: Margarete Bertolino, Cláudia Matos, Martha Nascimento, Cláudia Oliveira, Nara Fiorenzano, Marília Ramalho, Eliane dos Santos, Isabel da Rosa, Solange Cardoso, Heloísa Rossales, Clarice Escouto, Isabel Floriano, Leci Capaverde, Terezinha da Rosa, Ana GláuciaTressoldi, Márcia Airoldi, Maria Beatriz da Silva, Evanise Gonçalves, Jussara Otto, Thaís Floriano, Cátia Miguel, Carmem Luminária, Gilda Klein, Lizandra Lanziotti e Senira Bühler Martins.

"Ser professor é plantar sementes a cada dia,
ainda que não se vejam as flores
ou que não se colham os frutos imediatamente,
eles sempre existirão e, por isso, a luta vale a pena."
(Moema)

domingo, 14 de junho de 2009

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Olá pessoal, tudo bem? Aqui em Viamão já iniciamos o gestar II, foi um sucesso a primeira oficina ! Um grande abraço a todos e sucesso em seus municípios com o Gestar II, beijos Sílvia

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Blog do Gestar de Três de Maio


No "ar" o site do GESTAR II de Três de Maio!!!!


Começamos as atividades no dia 05 de junhoe estamos prontos para trocar informações!

Beijão, Scheila




quarta-feira, 20 de maio de 2009

Olá pessoal!

Bom dia turma do Gestar Gaúcho!
Como estão funcionando os trabalhos de vocês em seus respectivos municípios?
O Gestar de Taquara terá início amanhã e espero que dê tudo certo!
O blog do município, caso queiram trocar idéias, é o seguinte:

http://gestar.taquara.rs.linguagem.zip.net/

Abraços,

Até breve!

Grazi

domingo, 17 de maio de 2009



Aya e Elisiane de Travesseiro

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Formadora Analice



A Formadora Tânia fazendo a explicação aos professores de Matemática.

Aula Inaugural - Gestar II São Sepé


Aconteceu no dia 14 demaio a primeira aula do Gestar II para os professores de São Sepé.

sábado, 9 de maio de 2009

terça-feira, 5 de maio de 2009

Atividade - Unidade 11 (Produção de uma Prosa a partir do poema "A Pesca", de Affonso Romano de Sant'Anna)







(PROSA INJUNTIVA)

GUIA PRÁTICO DE PESCARIA

Num dia de sol, junte os amigos e prepare o material para a pescaria.

Revise o motor do barco, separe as varas de pescar e verifique os anzóis.

Providencie as iscas, coloque-as no anzol lançando-o na água.

Faça silêncio. Aguarde o peixe fisgar, puxe rapidamente.

Retire o anzol da boca do peixe.

Armazene-o no gelo.

Aproveite a areia e o sol, e não esqueça o protetor solar.


Grupo 3

Atividade - Unidade 10 (Criar um texto com RITMO)



E aí, Zé? Tá ligado?
O festerê não rolou
Deu blackout
A galera vazou
O batidão não bombou...

E aí, Zé?
Fala aí, mano?

Cê que tem trampo
que não zoa dos "home",
cê que joga limpo,
caiu nessa?
Domina essa, Zé!

Cara Dummorro Didade
Grupo 3: As "mina" do Morro Santa Teresa

Bem Vindos ao Gestar Gaúcho


"A Linguagem é o limite do que somos"